sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Desfile em Milão - estradas, sinalizações....

A marca Moschino como de praxe estilizando na passarela.
Um dos temas da marca foi a estrada ( sinalizações, postos de gasolina, lava-rapido...) 










Fonte das imagens: http://www.lilianpacce.com.br/desfile/moschino-primavera-verao-2016/





Ler o “Manual do Proprietário” do carro é importante!

É o segundo passo, depois da escolha do modelo do carro. 



Ler o “Manual do Proprietário” do carro é importante 

http://blog.tribunadonorte.com.br/autosemotores/2014/11/22/ler-o-manual-do-proprietario-do-carro-e-importante/


Motivos para ler o manual do carro: http://www.detran.mt.gov.br/noticias/3114/motivos-para-voce-ler-o-manual-do-proprietario-do-carro

Site com manuais de carros http://manualproprietario.blogspot.com.br/2010/03/gm-opala-1974.html

Sem permissão de dirigir?

Há na França, alguns modelos de carros que não necessitam de carteira de habilitação, são os  "voiture sans perms". 


Há várias fabricantes de carros que produzem esse modelo que é diferenciado do carro convencional.

Velocidade máxima é 45km/h 



Alguns modelos são: 











Fonte das imagens : http://garageclement.centerblog.net/m/







 

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A Fórmula 1


                                     Um carro da Alfa Romeo, usado na temporada de 1950.



A Fórmula 1 é reconhecida como um grande laboratório de tecnologia automotiva. 
As inovações percorrem a indústria em cadeia até chegar aos carros convencionais.






Fonte da imagem.
https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_1#/media/File:Alfa_Romeo_Alfetta_159_Arese_20070608.jpg

Autódromo de Interlagos


Manobras de Carro Part 2 HD - Bergfly

Manobras com carros... incriivel...

Volante

Uso do volante:   


Este é outro equipamento que devemos ter muito cuidado, pois um erro com este, pode resultar em não conseguir efetuar a manobra ou acabar por bater o carro em algo, então preste bastante atenção em "COMO ESTÁ O VOLANTE, COMO DEVE FICAR E O QUE VOCÊ DEVE FAZER".  É importante que você saiba identificar o alinhamento da direção sem ter que por a cabeça para fora do carro, então ache o ponto de alinhamento da direção, que normalmente num carro de direção mecânica é de 2 voltas, pois o total das voltas do esterço da direita para a esquerda é de 4 voltas completas, então tirando 2 voltas você chega ao alinhamento das rodas. E já no carro com direção hidráulica, esta voltas é um pouco menor, em geral fica na casa das 3 voltas e meia (1/2) e para deixar a direção alinhada, basta desvirar 1 volta e meia.     Alinhamento do carro:  O alinhamento do carro durante uma manobra é outro item importante também, pois você deve saber "como o carro esta e como você quer e precisa deixa-lo", para isto devemos usar os espelhos retrovisores e o ângulo de visão da parte da frente do carro, para saber se ele esta RETO ou TORTO diante da situação que queremos, e tenho um post sobre este assunto postado aqui já, vale a pena ver: CLIK AQUI  e veja as imagens e a explicação e complementando este item com o de USO DO VOLANTE, pois em uma manobra, devemos trabalhar um conjunto que é o ALINHAMENTO DO CARRO somado com o ALINHAMENTO DA DIREÇÃO para uma manobra perfeita.









http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2013/07/tipos-de-colisoes-manobrando-o-carro-em.html


Estacionar

O segredo para estacionar rente ao meio fio sem ralar as calotas é:   

1. Aproxime o seu carro do meio fio, pare o carro e coloque a primeira marcha;   
2. Verifique no seu carro o meio do parabrisas e vireo volante o necessário para que vc veja a imagem do meio fio fazendo um ângulo de 45 graus com a metade do parabrisas;   
3. vá mantendo esse ângulo enquanto gira o volante para colocar a quina do capô do carro mais próxima do meio fio;   
4. use sempre comando de embreagem e freio nos treinos;   
5. quando a quina do capô do carro estiver bem próximo do meio fio apenas alinhe e ele ficará estacionado de frente bem próximo da guia.   




  
Autoria do texto: http://blogaprendendoadirigir.zip.net/page.html#ixzz456 Blog Aprendendo a Dirigir BLOG APRENDENDO A DIRIGIR: dicas, aprendizagem significativa, direção defensiva -

Estacionando com matemática


Fonte: Science Blogs 


A pedido da Vauxhall Motors o matemático Simon Blackburn, da Universidade de Londres, desenvolveu um modelo para estimar qual a menor distância entre dois carros o motorista precisaria para fazer a baliza (aquele procedimento de estacionar entre dois carros, entrando na vaga de ré, com um único movimento de S).  E o resultado foi esse:


Apesar de parecer algo assustador, a fórmula é simples, e originária do clássico Teorema de Pitágoras. Sim, aquele mesmo do colégio, que diz que “o quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos”.  O espaço mínimo da vaga é representado por D. O comprimento do carro é DC.  Blackburn usou os arcos de círculo que o carro percorre quando o carro está fazendo o movimento de “S” da baliza.



Se o carro está se movendo com o volante todo virado para um lado, ele irá percorrer a menor trajetória circular possível. O raio desse círculo é o R da equação. A distância entre eixos é L. A distância da roda dianteira, até o para-choque dianteiro é K. E a largura do carro estacionado na sua frente é W.

O carro mais vendido no Brasil é Gol, então vamos usa-lo para os cálculos.

R = 5,4 m
L = 2,4 m
K = 0,7 m
W = 1,6 m  (considerando que o outro carro também é um Porsche Gol)




Então, o espaço necessário para a baliza com um Gol é 5,5 m (3,9 m do comprimento do carro, mais 1,6 m do resultado do modelo).

P.s.: No DETRAN, a baliza é de 6 metros. 

O matemático Jerome White achou o modelo do Simon Blackburn muito conservador, e resolveu aperfeiçoa-lo.


Além das variáveis do primeiro modelo, White também usa a distância que o motorista pretende deixar entre o carro e o meio fio, o ângulo que o carro faz com o meio fio durante a manobra, e a largura dos três carros envolvidos. No site há um aplicativo Java para simular a baliza.



Utilizando os dados do Gol, e supondo que o carro ficará 20 cm do meio fio, a distancia necessária pra estacionar é de 4,8 m. (novamente, 3,9m do Gol, mais 0,9 do modelo.)

No modelo do Jerome White precisamos de um espaço 70 centímetros menor que no modelo do Blackburn, para estacionar um Gol.

Em um ponto, ambos modelos concordam. Tendo um número ilimitado de manobras, é possível estacionar em qualquer vaga que tenha, pelo menos, o tamanho do seu carro. E com os sistemas automáticos para estacionamento, não precisamos mais de manobristas e flanelinhas. Nem matemáticos.

Fonte do site: http://scienceblogs.com.br/nightfall/2013/08/estacionando-com-matematica/











domingo, 4 de outubro de 2015

De quem é a preferência?



1º CASO: O carro azul quer virar à esquerda, e o carro laranjado quer seguir reto, em via preferencial
Neste caso, o carro azul deve aguardar o carro laranjado passar e depois realizar a manobra desejada, nota-se pelas linhas pontilhadas, que se o carro azul virar antes sem a permissão do outro, isto resultará em uma colisão.  Repare também onde o carro azul deve parar para aguardar a sua passagem, ele fica no meio do cruzamento, pois está na via preferêncial, e seu local de parada correto é este, e observe que tem o carro vermelho à direita do azul, porém, ele está na PARADA OBRIGATÓRIA e não é problema seu.




2º CASO: Ambos os carros querem fazer a manobra para o lado esquerdo em via preferêncial.
Este caso é um pouco mais complicado, pois um (1) dos carros deverá parar e deixar o outro passar, sendo necessário uma comunicação entre seus condutores, esta comunicação pode ser com um sinal de luz do carro ou um gesto com a mão chamando o outro á realizar a manobra, e posteriormente, você realiza a sua manobra.  O local que deve aguardar com o seu carro é o mesmo que a figura acima mostra, pois se parar no meio do cruzamento, não terá como o outro carro passar. E lembrando que o pedestre que estiver atravessando a rua por onde você for passar com o carro, têm a preferência também.




3º CASO: Conversão à esquerda com parada obrigatória.
Esta é uma situação comum de acontecer, você está com o carro azul em uma parada obrigatória e querendo virar a esquerda, e olha do outro lado da rua e têm um carro também, como a figura acima, de quem é a vez?

1º - A preferência é da via transversal!
2º - O carro do sentido contrário e que passará reto e ao seu lado, têm a vez! 
3º - A sua manobra no carro azul está liberada! *** Tomar cuidado com o pedestre por onde você for passar com o varro, pois o direito é dele.


"art. 38. - Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem". Diz exatamente isto, e não há uma resolução específica sobre esta manobra, então fico no aguardo de sua norma.

E quem converge antes, se a situação não é segura, esta completamente errado.




4º CASO: Ambos os carros querem fazer a manobra para o lado esquerdo.
Bem, este caso é o seguinte, antes das manobras, devemos observar a via transversal que têm a preferência. Depois o caso é bem simples, deve acontecer aquela comunicação entre os condutores, para que passe 1 de cada vez e pronto.  E reforçando o cuidado que devemos ter com o pedestre, pois ele têm direitos e deveres também, mas devemos analisar a sua fragilidade,  e você dirigindo pode esperar uns segundinhos que não vai mudar muito a sua vida.



Quem tem preferência em Cruzamentos?





Quem tem a preferencia de passagem?







a) Veículo amarelo. Típico cruzamento sem os sinais de “parada obrigatória”, “dê a preferência” e
“semáforo”.




b) Ambulância desde que esteja com os sinais ligados simultaneamente: luzes e sirene. Note que é um cruzamento “não sinalizado, mas não há como aplicar a “regra da direta” porque existe um veículo de emergência devidamente sinalizado. Caso estivesse com apenas um tipo de sinal a preferência de passagem seria do “azul”. 



c) Azul. É uma confluência à esquerda. Não é “interseção”. 



d) Amarelo. É um cruzamento (entroncamento à direita) “não sinalizado”. O condutor do veículo “amarelo” está à direta do condutor do veículo “azul”. 



e) Não há aplicação da “regra da direita” porque os condutores se encontram à esquerda de cada um. Reparem a figura “F”. O condutor do veículo “amarelo” está à direita do condutor do veículo “azul”. 



f) É uma “bifurcação em Y”, sem os sinais de “dê a preferência”, “parada obrigatória” e “semáforo”, logo aplica-se a regra da direita: a preferência de passagem é do condutor do veículo “amarelo”.  


Leia mais: http://www.transitoescola.net/2010/02/regra-da-direita.html#ixzz3nenmTh4j  Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

http://www.transitoescola.net/2010/02/regra-da-direita.html#axzz3nekcSYh6

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

5 règles de la conduite préventive

Direção defensiva











AULA 01 – DIREÇÃO DEFENSIVA





AULA 02 – DIREÇÃO DEFENSIVA






AULA 03 – DIREÇÃO DEFENSIVA





AULA 04 – DIREÇÃO DEFENSIVA





AULA 05 – DIREÇÃO DEFENSIVA





AULA 06 – DIREÇÃO DEFENSIVA

Infográfico ensina a guiar com segurança

Dicas de mecânica básicas e fáceis para o carro




OS 10 MANDAMENTOS DA MANUTENÇÃO DO CARRO  

O que os mecânicos consideram importante a respeito da manutenção do carro e que todos os motoristas deveriam saber:  

1. Nível do óleo: medir com o motor frio e com o carro parado e em local plano.  

2. Calibragem dos pneus: a calibragem deve ser verificada semanalmente de acordo com o manual do proprietário. Importante: calibre o estepe com pressão 10% superior à dos pneus que rodam. Assim, não é preciso calibrá-los sempre.  

3. Troca dos pneus: cheque a profundidade dos sulcos dos pneus a cada seis meses ou 10.000 km rodados. Quanto menor for, maior é o desgaste. O sulco irregular pode significar necessidade de alinhamento das rodas. Sempre troque os pneus aos pares: cada eixo deve ter pneus no mesmo estado de conservação, para não comprometer a estabilidade do carro.  

4. Sistema de freios: duas dicas para preservar discos e pastilhas dos freios. Use a mesma marcha para subir e descer a mesma ladeira. E use o freio motor: ao se aproximar de um semáforo, tire o pé do acelerador e mantenha a marcha engatada para que o motor diminua a velocidade. Importante: periodicamente verifi que o nível do fluido do freio.  

5. Alinhamento das rodas: largue por alguns segundos, em local apropriado, as mãos do volante. Se o veículo pender exageradamente para algum lado, é hora de fazer alinhamento das rodas. O desalinhamento pode ocasionar desgaste prematuro dos pneus e do conjunto de suspensão.  

6. Bateria: se ocorrer pane na partida é, provavelmente, sinal de que a bateria está arriando. Fazer pegar “no tranco” soluciona nas emergências, mas a repetição constante dessa prática pode prejudicar o motor. Melhor é trocar a bateria ou, se preferir uma solução mais econômica, recarregá-la.  

7. Água do para-brisa: alguns aditivos são úteis não apenas porque limpam de maneira mais eficiente o parabrisa, mas também aumentam a vida útil das palhetas.  

8. Água no motor: ao abastecer, peça ao frentista para verificar o nível da água no motor. Para completar o nível de água, é recomendado deixar o motor ligado. E esteja sempre atento ao termômetro do painel: se a temperatura estiver mais alta do que o habitual, pare o carro imediatamente e só volte a circular com a temperatura normal. Talvez esteja faltando água devido a algum vazamento em alguma mangueira. Não conviva com temperaturas altas do carro. O risco de o motor fundir é enorme.  

9. Filtro do ar-condicionado: filtra o ar que entra no veículo, eliminando parte dos elementos nocivos ao ambiente, como fumaça e pólen. Recomenda-se a troca anual do filtro ou a cada 15.000 km.  

10. Motores limpos: aditivos para motores de boas marcas têm ação detergente, o que inibe a formação de borras na parede do motor, mantendo-o sempre limpo. A gasolina aditivada ajuda na limpeza, mas não faz o trabalho do aditivo.


VEJA A CONCLUSÃO DO NOSSO REPÓRTER  

É inegável que a cultura de manutenção do automóvel perdeu-se ao longo dos últimos anos, talvez por causa da complexidade das novas tecnologias implantadas nos veículos. A figura do curioso independente, que sabia resolver problemas mecânicos urgentes, é cada vez mais rara. Talvez por essa razão é que hoje assistimos a uma tentativa de reverter essa tendência, com o interesse crescente por cursos de mecânica básica pelos homens e, principalmente, pelas mulheres. Afinal, elas estão cada vez mais ocupando o papel de responsáveis pela manutenção do automóvel. Ao mesmo tempo, a crescente consciência pelos direitos do consumidor impele essa tendência no sentido de preparar melhor os clientes para estabelecer diálogos com seus mecânicos. Não se aceita mais a explicação de que a “rebimboca da parafuseta” precisa ser trocada. O consumidor quer saber pelo que está pagando e, principalmente, o motivo — até para tomar atitudes que possam prevenir os gastos futuros pelo mesmo problema. Talvez seja o início de um ciclo de uma nova cultura de relacionamento com os veículos nossos de cada dia.   

Por Carro Hoje

E o rodízio de pneus: como funciona?


Fonte da imagem e texto explicativo ver em:
http://www.bolsademulher.com/de-carona/manual-do-pneu?

Mulheres sabem trocar pneus?



Tendo pelo menos a noção de uma troca de pneu se pode ajudar também quem for te ajudar, se for o caso. 
Se precisar de ajuda na troca, conhecendo onde estão as ferramentas necessárias para troca facilitará  para quem porventura for ajudar na troca de pneus e para quem receber a ajuda.




Dicas preciosas para trocar o pneu furado  


  1. Mantenha um par de luvas resistentes dentro de seu carro e deixe um saco de lixo no porta-malas para guardar o pneu furado, caso esteja sujo, coberto de lama etc, assim você evita sujar seu carro. Reúna as ferramentas, como chave de porcas ou de cruz, macaco e o estepe; 
  2. Se o pneu furou na pista, levo-o para o acostamento e coloque o triângulo luminoso a 20 metros de distância da parte traseira do carro; 
  3. Tire a tampa e desenrosque rapidamente as porcas da roda antes de colocar o macaco. Use o peso de todo o seu corpo em vez de fazê-lo com os braços; 
  4. Assegure a estabilidade do macaco para o veículo não cair – há um local específico para encaixá-lo, tateie no cantinho, por baixo do carro para sentir onde é; 
  5. Coloque o macaco debaixo do carro e suba-o até o pneu deixar de tocar no chão. Acabe de retirar as porcas e guarde-as na bolsa, assim você evita perder alguma; 
  6. Retire o pneu furado com as duas mãos e coloque o estepe no lugar; 
  7. Depois de você ter colocado a primeira porca, coloque a segunda na diagonal e aperte ligeiramente. Baixe o carro. E para finalizar de parafusar use o peso do seu corpo novamente; 
  8. Procure manter uma velocidade reduzida ao voltar para a pista, pois seu pneu novo pode estar com a pressão baixa; 
  9. Pare no primeiro posto que encontrar e calibre adequadamente o estepe; 
  10. Procure um mecânico e peça que aperte bem as porcas da roda, pois quando estão mal apertadas isso pode danificar o sistema de montagem da roda.  
Fonte: 






Mais dicas em: http://bemmoderna.com/como-trocar-o-pneu-carro-guia-para-mulheres/

O que constatam os seguros de automóveis: Mulher no Volante

Autobahn ( Bundesautobahn ) - 2012


Baliza - Exame Prático - Passo a Passo

Trajetória do carro durante uma manobra de Ré













Autobahn ( Bundesautobahn ) - 2012








Exame Prático de Direção Veicular - ênfase na Categoria B